Categorized as:

FITNESS / DESPORTISTAS / ATLETAS

pilates para atletas

pilates para atletas

No nosso Estúdio fazemos Pilates para Fitness / Desportistas / Atletas, dirigindo as aulas de acordo com o nível e o tipo de actividade desportiva praticada pelos alunos.

Pilates para Fitness

Se o seu objectivo é estar em grande forma, ser desafiado ao máximo e superar em cada aula as suas capacidades, saiba que, no Estúdio Pilates Filipa Mayer, respondemos ao desejo de estar no seu melhor através do Pilates para Fitness. Apuramos o seu controlo motor, melhoramos o seu “power” com cada exercício, e sentir-se-á super fit logo desde as primeiras aulas.

Flexível, forte, sem lesões e sem dores, nada como fazer Pilates.

Pilates para Desportistas

Quer se passeie pelo parque ou se vá à praia é impossível não constatar o aumento do número de praticantes de actividades outdoor como as caminhadas, a corrida, o ciclismo, o surf… Nestas actividades em que o praticante é autónomo, os amadores não têm, na sua grande maioria, qualquer treinador. No entanto muitos desportistas beneficiariam muitíssimo de um acompanhamento personalizado que os preparasse para o seu desporto. O Pilates para Desportistas leva os praticantes amadores a atingirem boas marcas, não necessariamente recordes olimpícos, mas aquelas que desejam alcançar.

É preciso treino para treinar, e no Pilates para Desportistas o desafio é a palavra-chave que acompanha todo o processo.

Pilates para Atletas

No Estúdio Pilates Filipa Mayer damos uma grande atenção ao treino funcional específico de cada desporto, adaptando e dirigindo as aulas por forma a que, em cada dia de treino o atleta obtenha os melhores resultados, tenha mais rendimento e evite as lesões. No plano físico, é necessário ter, por exemplo, mobilidade, estabilidade, força e coordenação. Um dos benefícios da prática dos exercícios de Pilates para Atletas consiste em fornecer informações-chave ao sistema nervoso. Desta forma são gerados no atleta automatismos de movimento eficiente e de grande qualidade, que lhe permitam reagir prontamente às diferentes complexidades do treino. Os atletas de alta competição, melhor do que ninguém, reconhecem a importância da equipa multidisciplinar de técnicos que os acompanha, e da qual o professor de Pilates deve fazer parte.

O Pilates para Atletas é essencial de modo a que a sua vida profissional lhe traga mais prazer com maiores ganhos.

 

Patologias / Dores / Reabilitação

pilates para reabilitação

pilates para reabilitação

A utilização do Pilates para as Patologias-Dores-Reabilitação está presente desde a criação do Método, quando, ao trabalhar numa enfermaria durante a 1ª Guerra Mundial, Joseph Pilates aplicou molas e resistências nas camas dos pacientes. Este acto pioneiro no contexto da reabilitação permitiu aos soldados que foram assistidos por Joseph recuperarem a mobilidade e a força mais rapidamente do que os outros feridos. Joseph foi um visionário. Atente-se ao facto de, por exemplo, só nos finais do séc.XX ter sido introduzido o levante do doente após a cirurgia.

No nosso Estúdio aplicamos os conceitos mais actuais da ciência do movimento e da saúde reabilitacional para levar os alunos a reencontrar o prazer em mexer-se com mais agilidade e sem dores.

Pilates para Patologias / Dores

Os princípios inovadores que Joseph criou e a versatilidade que o equipamento oferece, nomeadamente a grande base de apoio, a desgravitação dos membros através da utilização das molas, as formas ergonómicas das máquinas de Pilates, tornam o Estúdio Pilates num ambiente protegido e ideal para que o aluno possa aprender a movimentar-se sem dor. Foram estas características que fizeram com que o Pilates fosse rapidamente utilizado no contexto clínico e apropriado por fisioterapeutas. O Pilates para Patologias-Dores é útil em casos muitos diversos, dos quais referimos apenas alguns: osteoporose, hérnias discais, tendinites do ombro, problemas de joelhos ou fibromialgia.

Muitas destas patologias são causadoras de grande desconforto e comprometem o bem-estar do indivíduo. Os exercícios de Pilates para Patologias-Dores são uma óptima base já que proporcionam experiências positivas de movimento aos clientes.

Pilates para Reabilitação

Grande parte dos alunos são referenciados por médicos ou fisioterapeutas para iniciarem um processo de pós-reabilitação no Estúdio Pilates Filipa Mayer. A nossa equipa, com uma excelente formação baseada nos princípios de biomecânica, cinesiologia, aprendizagem motora e facilitação neuromuscular, é capaz de estabelecer uma relação de confiança com o aluno. É muito importante identificar a etapa de reabilitação em que se encontra cada aluno, e seleccionar os exercícios mais eficazes para conseguir mudanças positivas. Será desenhado um plano de treino orientado para os objectivos e para a resolução dos problemas do aluno. Este plano respeitará as indicações e contra indicações de cada caso clínico, garantindo assim uma boa aplicação do Pilates na Reabilitação. No Pilates para Reabilitação é essencial saber fazer as modificações adequadas para a progressão do treino e assim restaurar as capacidades funcionais e melhorar a qualidade de vida através do movimento terapêutico.

 

PILATES PARA GRÁVIDAS / PÓS – PARTO / SAÚDE DA MULHER

Pilates para grávidas
pilates para grávidas, pilates pós parto e pilatos para a saúde da mulher

pilates para grávidas

Ao longo da vida a mulher atravessa ciclos nos quais ocorrem grandes transformações no seu corpo. O Pilates para Grávidas/Pós-Parto/Saúde da Mulher serve naturalmente as diferentes fases da vida da mulher, tais como a gravidez, o pós-parto e a menopausa. A nossa equipa de professoras tem uma formação sólida que engloba também esta população especial.

Pilates para Grávidas

No Estúdio Pilates recebemos muitas grávidas que se querem manter em forma durante a gravidez, vivê-la de forma saudável e em perfeita segurança. Sobretudo no segundo e terceiro trimestres da gravidez existem contra-indicações muito específicas na prática de exercício físico. Por exemplo, a grávida não se deve deitar de barriga para cima, mas sim levemente reclinada; devem evitar-se também flexões em carga e movimentos assimétricos das pernas, entre outras contra-indicações. O Pilates para Grávidas permite à mulher sentir-se bem e adaptar-se com maior facilidade e sem dores ao longo de toda a gestação. Acompanhamos estas alunas até ao momento do nascimento dos seus bebés, preparando o seu corpo para o parto.

Pilates para o Pós-Parto

O Pilates para o Pós-Parto ajuda as mulheres na recuperação da tonicidade da musculatura abdominal e do soalho pélvico – músculos do períneo, essenciais para evitar futuras incontinências urinárias – com vista à recuperação da silhueta. Para além destes benefícios o exercício permite às mulheres pegar ao colo, carregar a cadeirinha, dar de mamar e mudar fraldas com à vontade e sem dores.

Pilates para a Saúde da Mulher

No periodo da menopausa, o Pilates dá resposta aos desafios orgânicos permitindo à mulher continuar a viver plena de feminilidade e bem-estar. As mudanças hormonais associadas a este periodo são responsáveis, muitas vezes, pela perda da densidade óssea que conduzirá ao aparecimento da Osteoporose. Nomeadamente para esta patologia, são indicados exercícios com mais carga e impacto de forma a estimular o metabolismo ósseo. Um aumento da tensão arterial e dos níveis de colesterol exige também muito cuidado na orientação do exercício, sendo por isso importante poder contar com o conhecimento da nossa equipa de professoras.  Com o Pilates as mulheres sentem-se bem a vida toda.

PILATES PARA ADOLESCENTES

pilates
pilates para adolescentes

pilates para adolescentes

Porquê Pilates para Adolescentes?

É na adolescência que se começam a manifestar as alterações na postura que podem condicionar a qualidade de vida no futuro. Esta fase do crescimento coloca importantes desafios ao nosso corpo. Daí a importância do Pilates para Adolescentes que permite a  interiorização de hábitos posturais que ao longo da vida vão evitar as escolioses, as cifoses, os ombros descaídos e outras patologias que, para além de dolorosas, são esteticamente inibidoras para o desenvolvimento de uma autoconfiança plena.

É comum nesta fase o adolescente adquirir hábitos posturais incorrectos ou até mesmo nocivos. Sendo um período crítico no qual a aquisição de uma boa consciência corporal determinará a postura do adulto, a prática do Pilates é vital. Ao obter flexibilidade e coordenação de movimentos, o adolescentes melhorará a percepção de si mesmo e do corpo no espaço.

Recebemos os jovens a partir dos 14 anos com exercícios estimulantes e divertidos. Os resultados são visíveis e mantêm os adolescentes motivados a continuar. Nestas idades o progressivo desenvolvimento da responsabilidade e aquisição de uma maior autonomia permite já utilização da totalidade dos equipamentos, proporcionando aos alunos todos os benefícios do Pilates.

Estas aulas estão também destinados a melhorar e complementar as outras actividades físicas que fazem parte da vida dos mais novos.

Juntos passaremos um bom bocado!

PILATES PARA SÉNIORES

pilates para séniores

pilates para séniores

Pilates para Séniores

Com o aumento da esperança de vida a prática do Pilates para Séniores está já a beneficiar o bem-estar dos mais velhos. Os exercícios de Pilates trazem muitos benefícios para os séniores,  já que os ajudam a manter competências funcionais como o equílibrio, a força, a resistência e a mobilidade.  Permitindo uma maior liberdade de movimentos e mais agilidade, a realização das tarefas do dia-a-dia torna-se fácil. Acções simples e quotidianas como caminhar, levantar-se de uma cadeira, baixar-se para abrir a última gaveta da cómoda, ou alcançar um objecto no topo do armário que implique alongar o corpo, são feitas sem esforço.

Através de uma seleção adequada de exercícios, com vista a melhorar a coordenação motora e o equilíbrio dos nossos séniores, os movimentos tornam-se fluidos e leves. O trabalho realizado nas aulas de Pilates evita as quedas, promove a independência e uma maior autoestima, permitindo deste modo a importante participação activa dos séniores nos vários aspectos da vida em sociedade.

Que bom dar apoio à família e brincar com os netos, e que bom que é também viajar com liberdade e sem medo.

Afinal somos capazes de fazer muito mais do que pensamos!

PILATES COM AULAS PRIVADAS

No centro de Lisboa, no estúdio pilates Filipa Mayer, encontra o espaço perfeito para poder usufruir de aulas particulares pilates.  Valorizamos o ambiente, pois acreditamos que o exercício físico deverá estar associado entre o corpo e a mente, venha usufruir de uma sala equipada com o Reformer, a Chair, a Tower, o Spine Corrector e outros pequenos equipamentos, que é reservada ao trabalho com PT. Os nossos personal trainers são todos altamente competentes, seja na sua componente académica, seja na experiência do treino individualizado. Dessa forma é traçado em conjunto entre o personal trainer e o aluno, um grupo de exercícios específicos para o indivíduo por forma a que os objectivos iniciais traçados sejam atingidos, por outro lado cada aluno, terá uma constante monitorização do seu treino e da evolução da sua condição física.

pilates com aulas privadas

Pilates com aulas Privadas

Se gosta de praticar Pilates com um professor só para si, aconselhamos Pilates com aulas privadas.

No Estúdio Pilates Filipa Mayer temos uma sala totalmente equipada com o Reformer, a Chair, a Tower, o Spine Corrector e outros pequenos equipamentos, que é reservada ao trabalho com Personal Trainer. Estas aulas de um professor/um aluno são desenvolvidas por elementos da equipa de professoras. Aqui encontrará a atenção e a privacidade que procura. O seu horário deverá ser combinado directamente com o seu PT.