Vantagens das aulas de Pilates para grávidas - Estúdio Pilates - Filipa Mayer

Vantagens das aulas de Pilates para grávidas

pilates para grávidas

O Pilates é uma ajuda importante na gestação. São vários os benefícios do Pilates para grávidas e muitas as ajudas que esta metodologia desenvolvida por Joseph Pilates pode prestar durante a gestação e no periodo pós-parto.

Refira-se que o Pilates para grávidas só deve ser praticado ao longo de toda a gestação, desde que a grávida seja devidamente orientada durante a sua aula, respeitando as contra-indicações associadas às diferentes fases.

Esta modalidade aplicada a gestantes consiste, sobretudo, em movimentos lentos e pouco repetidos, coordenados pela respiração, respeitando os limites de cada futura mamã, bem como o seu ritmo individual. Uma das maiores vantagens das aulas de Pilates para grávidas é a possibilidade de efectuar um treino completo, sem provocar cansaço em excesso.

Um dos elementos para manter a segurança na prática de exercício durante a gravidez consiste em ensinar a grávida a movimentar-se mantendo constante a pressão intra-abdominal, assegurando assim o bem-estar do bebé.

Como funciona o Pilates para grávidas?

O Pilates para grávidas actua, principalmente, ao nível dos músculos posturais que suportam a coluna e que são bastante alterados pela condição de gravidez. Recorde-se que, na altura da gravidez, tanto a curvatura lombar como a curvatura torácia tendem a acentuar-se, fruto do crescimento da barriga.

Este factor altera o centro de gravidade da grávida, fazendo também com que os ombros descaiam para a frente, por causa do volume do peito e da tensão no pescoço e nos ombros.

Além disso, a hiperextensão dos músculos abdominais em mais de metade do seu comprimento habitual causa uma falta de tónus muscular geral. Por outro lado, os músculos do períneo, que suportam os órgãos pélvicos, ajudam a essa perda de tónus muscular.

Principais benefícios do Pilates para grávidas

São vários e acentuados os benefícios do Pilates para grávidas. Deixamos aqui alguns dos mais significativos para a mamã e para o bebé:

  • Ajuda a exercitar músculos essenciais para o trabalho de parto
  • Ensina a controlar a respiração e o corpo
  • Melhora a condição física da gestante
  • Permite o controlo de músculos específicos no trabalho de parto
  • Auxilia no relaxamento do corpo e ajuda a não desperdiçar energia

As aulas de Pilates para grávidas possibilitam à gestante ganhar uma maior consciência do corpo. Além disso, o Pilates para grávidas ajuda a estabilizar o centro do corpo e ensina a gestante a exercitar os músculos abdominais de forma correcta (não nos podemos esquecer que os músculos abdominais têm que ceder e distender-se durante a gravidez!)

As indicações através das imagens e a sugestão são algumas das estratégias mais usadas nas aulas de Pilates para grávidas.

Para mais informações sobre aulas de Pilates para grávidas, contacte-nos.