Professores de Pilates certificados

Professores de Pilates certificados

 Professores de Pilates certificados: garantia de qualidade

Joseph Pilates referia-se ao método por si criado como Contrologia. Após a sua morte, os Pilates Elders – a primeira geração de professores de Pilates, passou a utilizar o apelido de Joseph para designar esta técnica de exercício. A partir da década de 70, os Pilates Elders abriram os seus próprios estúdios e desenvolveram os ensinamentos aprendidos no Pilates Studio em Nova Iorque com Joseph e Clara Pilates.

Em 1992 o nome “Pilates” foi registado e inúmeros processos foram abertos contra aqueles que utilizavam a palavra Pilates para designar as suas aulas. Só em 1999, depois de Ken Endelman – CEO da Balanced Body e outros membros da comunidade de “Pilates” terem ganho o processo em tribunal, é que a palavra “Pilates” voltou a poder ser usada pelos professores de Pilates para designar que a sua prática estava de acordo com o fabuloso legado deixado por Joseph Pilates.

A vitória em tribunal contribuiu para unir a comunidade do Pilates em torno do mesmo objectivo: unificar os vários saberes resultantes das diferentes visões sobre o  trabalho desenvolvido por Joseph. Sentaram-se à mesa representantes das várias escolas que concluíram ter um número considerável de pontos em comum que, para além de permitir uma convivência pacífica entre os professores de Pilates, foi considerada realmente frutuosa. Assim, em 2001 é fundada a PMA – Pilates Method Alliance, uma associação de professores de Pilates e entidade certificadora para os profissionais deste método, criada com o propósito de apoiar e unir a comunidade de Pilates.

Os seus membros fundadores definiram, em conjunto, um corpo de conhecimento comum e  estabeleceram os requisitos mínimos e essenciais que os professores de Pilates devem possuir. Estes incluem, para além do repertório de todos os exercícios de Pilates, a sua filosofia, o equipamento e as suas regras de segurança, anatomia e as precauções relativas a patologias, as regras de ensino e condutas profissionais. Escreveram ainda o código de ética pelo qual um professor deve reger a sua prática.

Código de Ética da PMA para professores de Pilates

“ Os membros da PMA e os professores de Pilates certificados pela PMA devem reger-se pelas seguintes directrizes:

  1. Não magoar
  2. Ensinar dentro do seu âmbito profissional e prestar sempre total atenção ao conforto e à segurança dos clientes
  3. Respeitar os limites profissionais. Os itens seguintes constituem comportamentos impróprios:
  • Contacto físico inapropriado
  • Exploração financeira
  • Exploração sexual
  1. Assegurar a confidencialidade do cliente.
  2. Encaminhar os clientes para o médico sempre que necessário.
  3. Não discriminar clientes ou colegas.
  4. Não angariar clientes de outros professores de Pilates.
  5. Tratar os clientes e colegas com respeito, verdade, justiça e integridade.
  6. Cumprir com toda a legislação aplicada ao ramo de negócio, leis laborais e de propriedade intelectual.
  7. Manter um aspecto e condutas profissionais.
  8. Não adulterar competências, formação, credenciais profissionais, identidade ou serviços.
  9. Investir em formação contínua para desenvolver competências e conhecimento e para oferecer aos clientes serviços de alta qualidade.
  10. Garantir a actualização constante dos seguros (responsabilidade, estúdio, conteúdo, etc.)
  11. Cumprir rácios de instrução professor/aluno:
  • 1 professor para um máximo de 10 alunos numa aula de Mat
  • 1 professor para um máximo de 5 alunos num estúdio ou aula de equipamento”

– The PMA Pilates Study Guide, p.10

Desde 2001 que os membros da PMA, espalhados por todo o mundo,  trabalham para promover a união da comunidade, partilhar conhecimento e informação. Esta associação tem crescido de forma consistente ao longo do tempo e neste momento oferece cursos para professores de Pilates e exames em diferentes países. Todos os anos promove a PMA Annual Meeting, uma oportunidade para reunir a comunidade e apresentar os resultados da mais recente pesquisa ligada ao movimento e outras novidades de interesse para os professores de Pilates.