Pilates para grávidas: bom para a mamã, óptimo para o bebé

Pilates para grávidas: bom para a mamã, óptimo para o bebé

O Pilates para grávidas pode proporcionar vários benefícios importantes, quer para a mamã, quer para o bebé.

Desde que a mamã se sinta bem, e tenha o consentimento do seu médico, a prática de Pilates para grávidas é aconselhada ao longo de praticamente toda a gravidez. Os exercícios são realizados de forma tranquila e acompanhados por uma respiração correcta e coordenada com os mesmos.

Nas aulas de Pilates para grávidas, é importante respeitar os limites e o ritmo de cada aluna, para que o treino surta efeito e não provoque cansaço excessivo. É possível realizar um treino integral de Pilates para grávidas, movimentando todo o corpo, numa hora de aula.

Quais os benefícios do Pilates para grávidas?

Este ramo do Pilates tem como objectivo trabalhar os músculos posturais que suportam a coluna vertebral, que é normalmente afectada e modificada. Com o avançar da gravidez, surge uma curvatura acentuada da região lombar, provocada pelo aumento do volume e dimensões da barriga da mamã. Essa curvatura altera, por completo, o centro de gravidade da mulher.

Além disso, os ombros têm tendência a descair para a frente, respondendo ao aumento do volume do peito e da tensão no pescoço. Ocorre ainda a perda de tónus muscular, sobretudo devido à hiperextensão dos músculos abdominais, em mais de metade do seu tamanho normal, e dos músculos do períneo, que suportam os órgãos pélvicos, como a bexiga e o útero.

Pilates para grávidas

Pilates para grávidas

As aulas de Pilates para grávidas são a melhor forma de garantir a estabilidade do centro do corpo na gravidez, sobretudo através de exercícios para os músculos abdominais, os músculos do períneo e o pavimento pélvico. O Pilates para grávidas permite também às mamãs ganharem maior consciência do seu corpo.

Os exercícios de Pilates para grávidas ajudam muito as futuras mamãs porque:

  • Mantêm o equilíbrio emocional e físico, diante de tantas mudanças hormonais
  • Contribuem para um sono tranquilo
  • Ajudam a controlar a diabetes gestacional
  • Queimam calorias pelo que impedem um excessivo aumento de peso
  • Ajudam a posicionar corretamente o bebé em relação ao canal de parto para uma expulsão mais fácil
  • Permitem à mulher  recuperar com maior facilidade a figura depois do parto

Testemunho de Pilates para Grávidas

“Pratiquei Pilatespara grávidas durante toda a gravidez. Parei a três dias de nascer o meu filho. Senti-me sempre bem e, quando tinha algum incómodo (dores de costas, por exemplo), os exercícios que fazia nas aulas aliviavam-me e permitiram que ganhasse consciência das novas formas do meu corpo e de como podia evitar as dores. Escusado será dizer que, depois do parto, regressei ao pilates assim que me deixaram.”

 Inês Fonseca Santos

 

Para saber mais sobre Pilates para grávidas, contacte-nos e coloque as suas questões.