Aulas de Pilates - Estúdio Pilates - Filipa Mayer

Aulas de Pilates

Pilates

As 4 coisas que não deve fazer nas aulas de Pilates

O Estúdio Pilates Filipa Mayer celebra este ano o seu vigésimo aniversário. Foram 20 anos preenchidos com muitas aulas de Pilates, nas quais conseguimos ajudar muitos alunos a sentirem-se melhor, a aliviarem as dores que os trouxeram até nós e a prepará-los para outras actividades desportivas.

Quando abrimos o nosso Estúdio mal se falava de Pilates em Portugal. Essa realidade tem vindo a mudar e hoje quase toda a gente pelo menos sabe que o Pilates existe. O que nem todos sabem é o que se deve e não se deve fazer no Pilates. Preparámos este guia para que possa desfrutar ao máximo das suas aulas de Pilates:

1.Segurança

Os materiais que utiliza durante as aulas de Pilates devem estar em perfeitas condições de segurança (máquinas, molas, cordas, bolas, alteres…). Deve ter a certeza que compreendeu e sabe aplicar as regras de segurança que a professora lhe indicou.

Nunca, nunca, mesmo nunca, largue uma barra a meio de um exercício. Corre o risco de se magoar a sério ou a alguém que esteja no alcance da barra.

 

aulas de Pilates

 

2. Adequação no plano de exercícios

Se sofre de alguma patologia, há exercícios que não pode fazer nas aulas de Pilates. Deve escolher um professor com formação e experiência que conheça bem o repertório de Pilates e as contra-indicações de movimento associadas a cada patologia.

Nunca, nunca, mesmo nunca, estando grávida faça um exercício que possa aumentar a pressão intra-abdominal (PIA); Não se recomenda a ninguém, mas se sofrer de hipertensão então é que não pode de todo fazer exercícios em apneia, correndo o risco de ter um pico de tensão; se lhe foi diagnosticada osteopenia ou osteoporose não faça exercícios que exijam flexão da coluna ou arrisca-se, por exemplo, a microfracturas nas suas vértebras.

 

aulas de Pilates

 

3. Atenção à roupa e ao cheiro

Deve ter algum cuidado com a indumentária que escolhe para as aulas de Pilates. Ao contrário de outras actividades, não precisa de fazer um grande investimento em equipamento. Basta que se vista com roupas confortáveis, elásticas e de preferência mais justas. Se optar por roupas muito largas, ser-lhe-á difícil corrigir a sua postura e a professora também terá mais dificuldade em ajudá-lo a alinhar-se; corre ainda o risco de prender a peça de roupa numa máquina.

Quanto ao cheiro, tenha em conta que irá partilhar o estúdio com outros alunos durante as aulas de Pilates e por isso mesmo aconselha-se o uso de desodorizante e perfumes suaves. É mesmo muito desagradável (e até contra-indicado como já vimos) que os outros alunos tenham que realizar os exercícios em apneia e que as professoras ensinem tentando não respirar!!!

 

aulas de Pilates

 

4. Concentração e alegria

Um estúdio de Pilates é um espaço onde podem coabitar pacificamente a concentração e a alegria. Nas aulas de Pilates terá oportunidade de desenvolver a sua capacidade de foco enquanto mexe o corpo de forma consciente e harmoniosa. É também importante que reine a alegria (atenção que não defendemos a histeria – inimiga do foco) para que execute os exercícios propostos de forma descontraída e sem tensão.

Por tudo isto, nem pense em utilizar o telemóvel durante as aulas de Pilates!!

aulas de Pilates

 

Se acha que consegue seguir as indicações das professoras, vestir-se a rigor, utilizar desodorizante e largar o telemóvel… será muito bem-vindo nas nossas aulas de Pilates 🙂

 

Para mais informações sobre as aulas de Pilates, contacte-nos.