PILATES PARA TODOS

Patologias / Dores / Reabilitação

pilates para reabilitação

pilates para reabilitação

A utilização do Pilates para as Patologias-Dores-Reabilitação está presente desde a criação do Método, quando, ao trabalhar numa enfermaria durante a 1ª Guerra Mundial, Joseph Pilates aplicou molas e resistências nas camas dos pacientes. Este acto pioneiro no contexto da reabilitação permitiu aos soldados que foram assistidos por Joseph recuperarem a mobilidade e a força mais rapidamente do que os outros feridos. Joseph foi um visionário. Atente-se ao facto de, por exemplo, só nos finais do séc.XX ter sido introduzido o levante do doente após a cirurgia.

No nosso Estúdio aplicamos os conceitos mais actuais da ciência do movimento e da saúde reabilitacional para levar os alunos a reencontrar o prazer em mexer-se com mais agilidade e sem dores.

Pilates para Patologias / Dores

Os princípios inovadores que Joseph criou e a versatilidade que o equipamento oferece, nomeadamente a grande base de apoio, a desgravitação dos membros através da utilização das molas, as formas ergonómicas das máquinas de Pilates, tornam o Estúdio Pilates num ambiente protegido e ideal para que o aluno possa aprender a movimentar-se sem dor. Foram estas características que fizeram com que o Pilates fosse rapidamente utilizado no contexto clínico e apropriado por fisioterapeutas. O Pilates para Patologias-Dores é útil em casos muitos diversos, dos quais referimos apenas alguns: osteoporose, hérnias discais, tendinites do ombro, problemas de joelhos ou fibromialgia.

Muitas destas patologias são causadoras de grande desconforto e comprometem o bem-estar do indivíduo. Os exercícios de Pilates para Patologias-Dores são uma óptima base já que proporcionam experiências positivas de movimento aos clientes.

Pilates para Reabilitação

Grande parte dos alunos são referenciados por médicos ou fisioterapeutas para iniciarem um processo de pós-reabilitação no Estúdio Pilates Filipa Mayer. A nossa equipa, com uma excelente formação baseada nos princípios de biomecânica, cinesiologia, aprendizagem motora e facilitação neuromuscular, é capaz de estabelecer uma relação de confiança com o aluno. É muito importante identificar a etapa de reabilitação em que se encontra cada aluno, e seleccionar os exercícios mais eficazes para conseguir mudanças positivas. Será desenhado um plano de treino orientado para os objectivos e para a resolução dos problemas do aluno. Este plano respeitará as indicações e contra indicações de cada caso clínico, garantindo assim uma boa aplicação do Pilates na Reabilitação. No Pilates para Reabilitação é essencial saber fazer as modificações adequadas para a progressão do treino e assim restaurar as capacidades funcionais e melhorar a qualidade de vida através do movimento terapêutico.