MÉTODO

Método Pilates

“Contrologia”: foi este o nome que Joseph deu ao seu método Pilates.

“A Contrologia é a completa coordenação entre o corpo, a mente e o espírito”, escrevia Joseph Pilates no seu livro “Return to Life Through Contrology”, editado pela primeira vez em 1945.

O método Pilates é constituído por exercícios bastante eficazes. Em cada exercício procuramos seguir os princípios pioneiros que Joseph Pilates tão bem delineou: o movimento de todo o corpo, a respiração, o desenvolvimento muscular equilibrado, a concentração, o controlo, a precisão e o ritmo.

Através do método Pilates o aluno é ensinado a encontrar e a perceber como funciona o seu corpo numa postura correcta. As aulas de Pilates são orientadas por forma a fortalecer os grupos musculares mais fracos, sem sobrecarregar as outras áreas.

A amplitude articular é trabalhada e a coluna vertebral é mobilizada em todos os seus segmentos de uma forma harmoniosa. Um bom alinhamento, que se quer dinâmico, é alcançado através de uma experiência de movimento positiva e com resultados duradouros.

O movimento humano é actualmente objecto de estudo e investigação universitária, registando-se uma enorme produção de estudos que moldam e actualizam a prática e o ensino do exercício físico, bem como do bem-estar. Deste modo, estando a par dos mais modernos conceitos da ciência do movimento, pretendemos contribuir para aquilo que Joseph tanto desejava:

UMA VIDA MELHOR E MAIS FELIZ!