JOSEPH PILATES

Joseph Pilates fundador e grande entusiasta da prática do pilates, foi um bom exemplo da mais valia que o pilates pode trazer para a saúde humana. Além de fundador foi também um grande empreendedor da prática desta actividade desportiva, que permite aumentar os níveis de qualidade de vida assente num maior controlo e domínio do corpo vs mente.

JOSEPH PILATES

Joseph Pilates era uma criança frágil. Sofria de asma e de uma febre reumática que lhe deixou algumas sequelas ao longo do seu desenvolvimento.

Seguindo a tradição da sua família, cujos hábitos saudáveis o influenciaram para sempre, Joseph Pilates resolve trabalhar incessantemente na procura de equilíbrio, forma física e bem-estar. Dedica toda a sua vida a estudar, a pesquisar e a criar um método próprio ao qual chama “Contrologia”.

Ao trabalhar numa enfermaria durante a 1ª Guerra Mundial, aplica molas e resistências nas camas dos pacientes, permitindo-lhes recuperar a mobilidade e a força ainda durante a sua hospitalização.

Esta capacidade inventiva, aliada a uma constante procura, revela-se ainda mais quando, já em Nova Iorque e casado com Clara, Joseph Pilates abre o seu Estúdio. No Pilates Studio trabalhava-se  com os aparelhos projectados, criados e desenvolvidos pelo próprio Joseph, e hoje utilizados em todo o mundo por uma comunidade imensa de praticantes do seu Método.

Em 1945 é editado pela primeira vez o seu livro “Return to Life Through Contrology”, onde Joseph Pilates apresenta os seus conceitos teóricos e os célebres 34 exercícios efectuados no colchão.

Passaram já 100 anos e agora, mais do que nunca, podemos entender o legado fabuloso que Pilates, um homem extraordinário, nos deixou.

Este vigoroso alemão morreu com 87 anos, na sequência de um acidente.