A NOSSA HISTÓRIA

Em 1996 a indústria de produção de máquinas de Pilates era praticamente inexistente. Após a formação com Alan Herdman em Londres, Filipa Mayer trouxe na bagagem muito conhecimento e um importante “papelinho” com  as instruções e as medidas exactas para construir as máquinas com as quais inaugurou, a 8 de Abril de 1996, o Estúdio Pilates Filipa Mayer, pioneiro em Portugal.

Alguns alunos ainda se lembram da nossa primeira morada perto do Largo do Caldas. O espaço era muito acolhedor, ficava num 2º andar na Encosta do Castelo de S. Jorge  e tinha um jardim com três grandes laranjeiras.

Em 1998 mudámo-nos para a Travessa de Santa Quitéria.  Como o número de alunos aumentava de ano para ano, o crescimento do Estúdio se mantinha contínuo e sustentado, e sentíamos o desejo de adquirir mais equipamento, começámos a sonhar com a mudança para um espaço maior.  Por isso em 2006 saltámos para o maravilhoso local onde estamos agora. A nova morada permitiu-nos abrir mais as nossas asas: o número de alunos não parou de aumentar e continuámos a adquirir mais equipamento. A equipa de professoras também cresceu, e somos hoje um grupo muito  estável de profissionais que trabalham juntas há longos anos, tendo como background comum as áreas de movimento (Dança, licenciatura em Dança e em Educação Física com especializações em Atletismo e ginástica de competição; em Pilates, todas as professoras são certificadas em Estúdio e Matwork por Alan Herdman e pela Polestar Pilates).

Tínhamos finalmente reunido as condições para nos aventurarmos a promover cursos de formação na área do movimento. O encontro com Brent Anderson (CEO da Polestar Pilates) em Madrid, (e logo a seguir em Miami), resultou no reconhecimento mútuo e admiração profissional, possibilitando a vinda da Polestar Pilates para Portugal. Em 2009 o Estúdio Pilates tornou-se o anfitrião da escola em Portugal, tendo formado  até ao momento muitos profissionais que se encontram a trabalhar tanto dentro como fora do país.

O Estúdio tem sido desde início um permanente laboratório de movimento e é  definitivamente considerado um local de referência no país. É com este espírito de constante aprofundamento de conhecimentos que a equipa de professoras se mantém actualizada, partilhando sempre uma atmosfera de fervilhante curiosidade. Recebemos já no nosso Estúdio os mais destacados professores séniores internacionais, como o Brent Anderson, Alastair Greetham, Juan Nieto, Blas Chamorro, Veronique Robert, James Earls e Maurizia Luceri.

Para além de toda a formação realizada internamente, é com frequência que a equipa se desloca para fora do país, participando em plataformas formativas internacionais, nomeadamente conferências e workshops em San Diego, Salvador, Miami, Londres, Madrid, Barcelona, Oviedo e Milão. Em cada viagem aprendemos muito e com grandes experts, dos quais destacamos Carol Davis, Pamela Downey, Shelly Power, Sherri Betz, Alice Becker, Serafino Ambrozio, Dwanna Westbourne, Rael Isacowitz e Libby Weaver.

O capital de conhecimento acumulado ao longo dos anos conferiu-nos inúmeras  competências e em diferentes áreas:

  1. Osteoporose
  2. Neuroreabilitação
  3. Competências Avançadas de Avaliação
  4. Patocinesiologia da coluna lombar
  5. Patocinesiologia dos membros inferior e superior
  6. Trabalho Prático com Escolioses
  7. Desportos Rotacionais
  8. Saúde da Mulher
  9. CoreAlign®
  10. Franklin Method®
  11. Anatomy Trains para Profissionais do Movimento
  12. Nutrição
  13. Barefoot Running

Pelo nosso lado temos vindo a desenvolver uma metodologia  própria de ensino, assente na facilitação de movimento, que nos caracteriza e distingue o Estúdio.

É esta riqueza formativa que nos permite actuar de forma cirúrgica e personalizada com cada um dos nossos alunos.

O Estúdio mantém-se pois na senda da actualidade do que se faz no Pilates a nível internacional.

Satisfaz-nos que o feedback nacional e internacional seja de grande admiração pelo nosso trabalho e pela qualidade de movimento que conseguimos transmitir aos nossos alunos.

Ao longo destes 20 anos de trabalho, a nossa equipa viu nascer 13 bebés e esperamos que todos eles venham a ser praticantes incondicionais de Pilates.